RECORTE EM TCC MOSTRA A CARA DE GLAUBER ROCHA

As estudantes Ana Luísa Fidelis e Maraísa Oliveira Ferreira na apresentação do Trabalho de conclusão de curso (TCC), presentearam a quem lá estava, com um documentário sobre as peripécias do inovador cineasta baiano, Glauber Rocha. Ele marcou a história do cinema com as idéias que transbordavam de sua “mente brilhante”. O que mais me impressiona em seus trabalhos, é a qualidade de imagens e efeitos para a época, período em que a tecnologia hollywoodiana ainda era para poucos.
E poucos se arriscavam como ele, a irreverência era o seu forte, inclusive no documentário, foi apresentado o Glauber por traz das câmeras, na luta pela liberdade de expressão e reconhecimento do seu trabalho, outrora censurado pela critica de arte na época. Isso porque ele usava a tela do cinema, para lançar nas entrelinhas das tramas que criava, a triste política do Brasil, terra de negros, mas não para negros.
As estudantes brincaram com esta peculiaridade e criaram um roteiro onde costuraram as cenas e personagem, que Glauber insistia em dar continuidade nos longas que dirigia com uma sub-mensagem de resistência política, impresso em seus trabalhos. E não economizaram dedicação, a edição do TCC teve um bom roteiro e a disposição de imagens e sonoplastia estava agradável.
Produto: Documentário Orientador: Prof. Ms. Augusto Sá Auditório. Título: A herança do santo guerreiro no cinema. Convidado (casa): Profa. Dra. Suzane Costa Agenor. Contemporâneo da terra do sol Convidado (externo): Prof. Dr. Mahomed Bamba (UFBA). Estudantes: Ana Luísa Fidelis e Maraísa Oliveira Ferreira. Local: Auditório Agenor Cefas Jatobá (Faculdade 2 de Julho). Quando: 10/08/2009 às 19h.

posted under |

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial

Na web

Meu verbo,

Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Faculdade 2 de julho. Em 2005 estive em Brasília para trabalhar como Produtora no ASCADE (Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados). Atualmente sou Repórter voluntária de um jornal Impresso e On Line onde produzo matérias, pautas e cobertura de eventos. Faço também parte do quadro de profissionais em uma Assessoria de comunicação onde atuo como Jornalista. Religiosa e livre com meus pensamentos, procuro misturar idéias e não limita-las a um fato. Sou tudo o que mais gosto, neste caso, sou o outro, meus livros e discos e uma série de peculiaridades que contribuíram e contribuem na construção do meu verbo. E acredito que “É melhor tentar e falhar” do que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz embora louco do que em conformidade viver porque “eu tenho um sonho” (Martin Luther King).

Arquivo do blog

Followers


Recent Comments